sábado, 12 de setembro de 2009

Atividade: Estrangerismo


Estrangerismo em nossa lingua

Sabemos que a valorização da linguagem é um dado indiscutível e que a língua, por receber diversas influências, possui um caráter heterogêneo. Por esse motivo, surgem termos estrangeiros na língua falada, permanecendo por muito tempo no uso dos brasileiros. Sentindo a necessidade de descobrir a razão de como a língua estrangeira é tão valorizada e receptiva pelos brasileiros, esse trabalho científico investigou o uso de estrangeirismos, em sua grafia original, no cotidiano do comércio de Santiago e municípios de abrangência da URI – Campus Santiago. Foram feitas entrevistas com os proprietários dos estabelecimentos e também com dois clientes de cada um, com o objetivo de investigar o uso de estrangeirismos vinculados à língua portuguesa, na linguagem do cotidiano. Percebeu-se o predomínio de termos em língua inglesa, sendo a maior ocorrência no setor de vestuário. Constatou-se, ainda, que os proprietários escolheram os nomes para chamar a atenção dos clientes. Esses dados são de relevância para a verificação da interferência de termos estrangeiros na língua portuguesa.


Palavras chaves: estrangeirismos, linguagens, estabelecimentos comerciais.


A língua, como manifestação de um grupo social, possui um caráter heterogêneo. Por isso, muitos estudiosos têm se dedicado ao estudo das manifestações lingüísticas, incluindo todos os tipos de variantes. Os sociolingüístas passaram a se dedicar a questões como a identidade lingüística de grupos sociais, os níveis da língua, o multilingüísmo e os estrangeirismos, entre outros temas.
Este estudo científico preocupou-se com os termos estrangeiros que entram na língua portuguesa e é justificado pelo crescente surgimento desses estrangeirismos no cotidiano da linguagem. Nota-se que essa abertura para o estrangeiro é presente no Brasil, não só em termos lingüísticos, mas principalmente em termos culturais. Em nosso século, o veículo ideológico é a indústria cultural, principalmente representada pelos meios de comunicação de massa, que contribuem para que o Brasil seja o mercado consumidor estrangeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário